As Estrelas que brilham com a Literatura Capanemense

Artigo da Semana - Por Dinho Aguiar e Roberto Lisboa

**Eis que o criador transmitiu vertentes às criaturas que se encorajaram e escreveram um belo texto que faço questão de publicar aqui. só que antes, os autores: Roberto e Dinho, publicaram na fanpage do Jornal de Capanema, destacando as conquistas dos literatos de Capanema. Estou bastante grato aos meus nobres auxiliares que me surpreenderam com texto que reproduzo abaixo: (PV)

No convívio que estamos tendo na redação do Jornal de Capanema acompanhando os colóquios, reflexões, pensamentos, versos e prosas citados pelo poeta Paulo Vasconcellos, nos acostumamos a também dar nossas opiniões e consequentemente aprendemos um pouco do linguajar usado por ele e até por outros signatários da literatura. Tudo isso, repetimos: é resultado do que acompanhamos no dia a dia, suas publicações, além das notícias que são postadas constantemente.

Levamos em consideração também a disciplina usada pelos literatos como forma de construção das suas obras, incluindo-se a poesia por exemplo. É saudável essa convivência e por conseguinte a euforia de podermos compartilhar, buscando essencialmente adjetivos clássicos para usarmos neste texto em que escolhemos as conquistas de quatro personalidades da literatura capanemense que estão destacadas na Câmara Brasileira de Jovens Escritores (CBJE), tendo eles recebido apontamentos atinentes as suas desenvolturas entre os escritores que tiveram maior número de leituras em suas publicações no site da entidade, bem como nas antologias editadas mensalmente.

Estamos nos referindo aos poetas: Paulo Vasconcellos, Lourdes Oliveira, Paulo Maximiliano e Samuel Alencar que foram condecorados com a estrela dourada que está anexada na página da CBJE, confirmando a quantidade de leituras. Os poetas Paulo Vasconcellos e Lourdinha estão com duas estrelas cada, correspondente ao atingimento de mais de 100 mil leituras, sendo que Paulo Maximiliano e Samuel Alencar já estão com 50 mil, fator que chamou nossas atenções para então, escrevermos algumas linhas para destacarmos os feitos da literatura capanemense que brilha semelhante as estrelas que simbolizam as conquistas desses representantes da Cultura Literária de Capanema.

Encorajados ficamos e somos conscientes da importância que tem as conquistas desses bravos capanemenses que não medem esforços para colocarem o nome do Município no mais alto lugar do pódio da literatura, mostrando suas performances como poetas por onde quer que estejam. As estrelas continuam brilhando e a conquista do estrelato, representa a aliança chancelada pela claridade da arte e suas ramificações, tendo a poesia como esteio de tudo isso. Nos encorajamos mais ainda ao assinarmos esta retórica, enaltecendo os poetas em produções consolidadas com suas assinaturas, acompanhadas das impressões digitais, dando maior veracidade ao que eles escrevem. Ressaltamos ainda que eles são integrantes da Academia Capanemense de Letras e Artes/ACLA, entidade de cunho literário que também apoia as artes.
Então, parafraseamos o poeta PV com a seguinte citação: “Viva a Cultura Capanemense e que Deus seja Louvado”!

Publicações inseridas no site: www.camarabrasileira.com.br



Texto: Dinho Aguiar e Roberto Lisboa
Da Redação do Jornal de Capanema  

Nenhum comentário