Academia de letras abre concurso de poesia


A Academia Paraense de Letras (APL) está com com inscrições abertas para o 4º Concurso de Poesia “Cidade de Belém”, uma homenagem especial aos 400 anos da capital. Até o dia 15 de setembro, os interessados podem enviar seus textos, por meio de pseudônimos, pelo correio ou diretamente na APL.
A premiação divide-se nas categorias Masculina e Feminina e terá 1º, 2º e 3º lugares, mais sete menções honrosas em cada uma delas. Realizado anualmente, o concurso é uma forma de incentivar estudantes de escolas públicas para a produção literária. O anúncio do resultado está previsto para novembro, durante sessão especial do aniversário de Belém, com entrega de troféu e diploma aos vencedores. 
“Pensamos na academia mais voltada para o trabalho com a comunidade, inserida nos espaços sociais. Chamamos as escolas públicas para reuniões e planejamos atividades para aproximar as crianças das letras, da leitura e do saber. É fundamental para nós fazer isso e preparar os futuros acadêmicos, fazer com que cada vez mais a juventude se interesse por livros. Essa tem sido a base da nossa administração”, diz o presidente da entidade, Alcyr Meira.
A nova diretoria para o biênio 2016-2018, eleita em maio, tem, além de Alcyr Meira - que cumpre o terceiro mandato consecutivo como presidente -, João Carlos Pereira como vice-presidente, Edy-Lamar de Oliveira como 1ª secretária, Maria Izabel Benone como 2ª secretária; Ronaldo Menezes como diretor de finanças, Agildo Monteiro como diretor de biblioteca, e Denis Cavalcante como diretor de arquivo. A chapa única foi empossada após período regimental.
De acordo com o presidente, a APL continua com a sua missão de estimular as artes literárias no Estado, com a promoção de projetos e evento, como “A escola na Academia”, que, em parceria com escolas públicas, realiza seminários, palestras e demais ações para incentivar nos estudantes o hábito da leitura.
Essa é uma forma também de divulgar a APL, que é aberta ao público e mantém uma biblioteca com obras de autores paraenses, incluindo títulos raros, como os livros de Antônio Tavernard e a revista “Belém Nova”, publicada na década de 1920.
Formas de incentivar novos autores
A APL promove diversos concursos para que novos autores tenham a oportunidade de lançar um título. O Concurso Literário Samuel Wallace MacDowell, criado em 1958, premia novos autores nos gêneros de romance, ensaio e conto, com a escolha de um gênero por ano. Este ano, o tema será conto. O projeto é patrocinado pela Imprensa Oficial do Estado.
O concurso Barão de Guajará também é anual realiza premiações no gênero memória e historiografia do Pará. Já o concurso literário anual da APL contempla nove gêneros: poesia, conto, crônica, teatro, romance, monografia, ensaio, literatura infantil e novela. E para homenagear a capital paraense, o concurso Cidade de Belém estimula alunos de escolas públicas a escreverem poemas sob a temática.
Em 2015, no entanto, por conta da falta de patrocínio, apenas o gênero crônica teve premiação e os demais tiveram menção honrosa, com a entrega de diplomas. A premiação em dinheiro varia de um ano para o outro, conforme a captação de patrocínios. De acordo com Edy-Lamar de Oliveira, este ano todos os gêneros deverão ser premiados e terão publicação.Outra novidade é que a revista da Academia, que estava há 10 anos sem ser publicada, voltou a ser editada em dezembro do ano passado, com publicação semestral. Uma nova edição será lançada este mês. 
A APL foi fundada em 1900, por Domingos Antônio Raiol, o Barão de Guajará. Possui 40 cadeiras de membros efetivos e perpétuos, os “imortais”. Uma cadeira encontra-se desocupada após a morte de Jarbas Passarinho, no último dia 5. Ele era o membro mais antigo da APL.

Serviço:
Concurso de Poesia Cidade de Belém
Inscrições: até 15 de setembro pelo correio ou na secretaria da APL, na rua João Diogo, 235, Cidade Velha, em Belém
Informações: demiaparaensede letras@gmail.com ou através do 32220630
(Dominik Giusti/Diário do Pará)

Edição: Roberto Lisboa
Colaborou: Elza Melo

Nenhum comentário