Ex-menino de rua, gago e analfabeto até os 22 anos já escreveu 10 livros

Sem conhecer o pai e com uma relação ruim com a mãe, ele saiu de casa e virou menino de rua aos 6 anos de idade. Dormia na rodoviária, usava drogas na adolescência e era sustentado por prostitutas de Planaltina, no Distrito Federal. Esta é a história de Ivan da Mata.


Até os 22 anos era analfabeto, gago, não tinha dentes e era portador de dislexia – transtorno em que a pessoa confunde letras. Mas a história que parecia traçada para ter um final ruim, enganou os prognósticos. Hoje aos 54 anos Ivan da Matta tem mulher e 3 filhos, não é mais gago, é palestrante, fez 3 faculdades, duas pós-graduações e tem 10 livros entre escritos e publicados.
“Quando você está na rua tem a sensação de que você é um lixo”, contou o escritor em entrevista ao site SóNoticiaBoa.
A virada
Mas Ivan quis mudar de vida. Ele conta que a virada aconteceu em 1984, aos 22 anos, quando foi tirado das ruas por Messias de Souza, um pequeno empresário e pastor da igreja Assembleia de Deus de Sobradinho, a 25 km de Brasília.
Messias deu emprego a Ivan, ajudou o rapaz a tirar documentos de identidade e carteira profissional… mas impôs duas condições: que ele usasse o dinheiro do trabalho para arrumar os dentes e estudar.
“Eu trabalhava como vendedor de panelas na rua e ganhava 30% do que eu vendia. E mesmo gago eu vendia pelos 4 vendedores da empresa”, comemora.
Educação
Depois cumpriu a segunda parte da promessa: entrou no antigo Mobral, onde se alfabetizou, época em que conheceu sua esposa, Nilza, com quem vive até hoje.Aí ele não parou mais de estudar: fez supletivo em escola particular, paga com salario dele, e entrou na vida acadêmica.
Aos 30 anos estava na primeira faculdade. Se formou bacharel em Teologia, depois fez pós graduação no Mackenzie em Psicoterapia Clínica, e pós em Defesa Teológica.Em 2005 fez psicologia no IESB – falta fazer estágio para concluir.Em 2015 concluiu Filosofia na Faculdade Gênesis e agora se prepara para fazer sociologia no meio do ano.
Escritor
Ivan da Matta agora é palestrante, professor, escritor e segue os passos do homem que o salvou: é pastor da Assembleia de Deus – Ministério de Madureira, na quadra 910 Sul, em Brasília.
Ivan vive das palestras e da venda de seus 10 livros (editora Drop), entre eles:
“Quatro Tipos de Personalidade”,
“Qual o Tamanho dos Seus Sonhos”,
“A Arte de Curar Feridas” e “
“A Arte de Superar o Cárcere da Dor”


Edição: Roberto Lisboa
Foto: Divulgação
Fonte: Yahoo Notícias

Comentários

MENSAGEM DA SEMANA